SAÚDE - NOÇÕES BÁSICAS

CONSTIPAÇÃO
É uma infecção viral que afecta vários locais da parte superior da árvore respiratória (nariz, faringe, laringe), mas que pode atingir também porções do tracto respiratório inferior como a traqueia e os brônquios.



SINTOMAS - Normalmente o primeiro sintoma a surgir é a irritação faríngea - (garganta irritada).
Quase sempre, ao segundo dia, este sintoma vai desaparecendo e começa a - sintomatologia nasal -rinitecom os “pingos no nariz”, ”nariz entupido” e “espirros”.
Alguns doentes referem também “rouquidão” e “afonia” (perda de voz).
A inflamação produzida na traqueia ou brônquios pode manifestar-se por irritação
ou congestão do peito.
A tosse faz o seu aparecimento, de início seca e depois com excreções, voltando
a ser seca no final.
A constipação normalmente não dá febre nos adultos, mas o mesmo não acontece com as cianças em que é comum atingirem os 38 - 39 graus.
Muitas vezes as constipações são acompanhadas de dor de cabeça.

CONTÁGIO - As constipações propagam-se de pessoa a pessoa, por via aéria, através do espirro e da tosse e pelo contacto de mão a mão, bem como por objectos contaminados.

PERÍODO DE INCUBAÇÃOO período de incubação e normalmente de 1 a 2 dias. A constipação permanece durante cerca de 7 dias mas pode prolongar-se por cerca de 2 semanas.

TRATAMENTO A escolha do tratamento deve ter em vista os sintomas que mais incomodam o doente:
- ANALGÉSICOS, ANTIPIRÉTICOS E ANTI-INLAMATÓRIOS .
- DESCONGESTIONANTES SISTÉMICOS
- DESCONGESTIONANTES TÓPICOS
- ANTI-HISTAMÍNICOS
- ANTISSÉPTICOS, ANESTÉSICOS E ANTI-INFLAMATÓRIOS TÓPICOS
- VITAMINA C

INFORME-SE MELHORdialogue com o Farmacêutico que o atender, para tomar uma decisão mais correcta .



GRIPE

SINTOMAS - Porque tem uma sintomatologia semelhante e é também uma infecção viral, confunde-se muito vulgarmernte com a constipação, embora sejam doenças diferentes.
A GRIPE é uma infecção viral aguda causada pelo Viruz Influenza que é muito agressivo. Primariamente restringida aos pulmões e vias respiratórias, a sintomatologia das vias aérias evolui para uma sintomatologia sistémica (de todo o corpo) muito forte, com febres altas, dores musculares, artralgias, fadiga, arrepios, dor de cabeça, irritação ocular e tosse seca.


CONTÁGIOÁ semelhança das constipações propaga-se de pessoa na pessoa, por via aéria, através de espirros, tosse e pelo contacto mão a mão, ou com objectos contaminados.

PERÍDO DE INCUBAÇÃO O período de incubação é normalmente de 24 a 48 horas. A Gripe leva o doente à cama durante 3 a 4 dias e prolonga-se por tempo variado. Quase sempre deixa sintomas residuais como tosse e falta de forças.

COMPLICAÇÕES – a GRIPE é pois uma doença muito mais grave do que a CONSTIPAÇÃO, devido a apanhar todo o corpo, trazendo o risco de complicações sérias.


TRATAMENTO - VACINA - Ao contrário da Constipação, existe uma vacina para a gripe, que é eficaz em cerca de 80% dos casos e que entre nós é muito receitada aos grupos de risco, constituindo uma óptima medida preventiva.

A MEDICAMENTAÇÃO é semelhante á utilizada nas constipações, mas dada a possibilidade de ocorrerem complicações graves exige-se uma maior vigilância e muitas vezes a intervenção médica em especial em doentes de risco.
É importante beber muitos líquidos para compensar as perdas provocadas pelas febres altas.

NOTA IMPORTANTE - É uma posição de bom senso dar toda a atenção ao tratamento e cura dos estados gripais, para evitar consequências por vezes bem penosas.
É frequente a ideia de usar antibióticos nestes tratamentos, o que constitui um erro enorme, porque estes medicamentos não actuam sobre os VIRUS, que são como vimos os agentes causais das gripes e constipações. Muitas vezes são prescritos antibióticos em casos em que se pretendem prevenir possíveis complicações graves, mas só ao médico compete tomar essa decisão.


INFORME-SE MELHORConverse com o Farmacêutico que o atender ao balcão da Farmácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário