Quatro anos volvidos (1981), foi indeferido pela primeira vez, argumentando que o censo populacional do Bairro não a justificava. Demonstrado que o argumento não era verdadeiro, fez-se o conveniente apelo para a SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE.
Desta vez, novo indeferimento invocando que não havia no Bairro instalações próprias para montar uma Farmácia. Respondeu-se então com o apelo para o SUPREMO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO, visto que não havia que pronunciar-se sobre a existência ou não de instalações (estas poder-se-iam fazer depois de autorizada), mas sim sobre a verificação (ou não) do fundamento legal para a solicitada abertura de uma Farmácia.
O SUPREMO decidiu favoravelmente em 27/9/1988 mas só em 20/9/1989 (um ano depois) se efectuou o respectivo Despacho do Secretário de Estado da Administração da Saúde, conforme se pode ver nas “Observações” inscritas no Primeiro Alvará :
Vencidas todas as burocracias, adquiriu-se uma boa estrutura pré-fabricada, de dimensões suficientes e opções climáticas próprias – ar condicionado, controlo de temperatura e humidade, etc. Exibindo todas as exigências técnicas legais quanto a espaços, mobiliário, material de laboratório, instalacões sanitárias e demais exigências, foi tudo verificado e aprovado pela INSPECÇÃO DO EXERCÍCIO FARMACÊUTICO.
A Farmácia veio a abrir, pela primeira vez, as sua portas ao público no dia 19 de Março de 1991.
Durante dezenas de anos desejada pela população, a abertura da Farmácia só foi possível pela intervenção do então Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Sr. Fernando Saraiva e pela rápida decisão do então Presidente da Câmara Sr. Dr. Jorge Sampaio que imediatamente cedeu o espaço necessário para a implantação do edifício.
Era um pré-fabricado novo, branquinho, respirando saúde e higiene, no meio do degradado casario a que as autoridades deixaram chegar as minúsculas construções de madeira e lusalite, construídas em 1941.
Foi ali que, durante 10 anos a população do Bairro foi servida com todo o desvelo, eficiência e boa vontade.
No começo do ano 2000 os serviços respectivos da Câmara Municipal ofíciaram à Farmácia dando-lhe 60 dias para se transferir para as instalações onde hoje se encontra. Por caricato que pareça as istalações indicadas estavam inacabadas, encontrando-se “em tosco” (a Câmara nunca as terminou), acrescendo ainda que para mudar, era não só necessário fazer as obras de acabamennto como as de adaptação às exigências legais especiais de uma Farmácia. Tudo isto estava dependente da aprovação e a autorização do INFARMED.
Só no dia 19 de Março de 2001, exactamente um ano depois, a FARMÁCIA DA BOAVISTA abriu as suas novas, amplas e actuais instalações com as quais passou a servir ainda melhor os seus utentes.
Dez anos depois desta reabertura, inauguramos este BLOG para comemorar 20 anos de existência como forma de acompanhar o progresso e de aumentar a nossa ligação ao BAIRRO DA BOAVISTA.
A luta desproporcional valeu a pena!
ResponderEliminar